Organizada pela empresa americana Axiom Space em cooperação com a Nasa e a Space X, a segunda missão privada da história rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) decolou no último domingo (21) do estado da Flórida, no sul dos Estados Unidos, levando a bordo a primeira mulher saudita a viajar ao espaço.
Rayyanah Barnawi, pesquisadora de câncer de mama, é acompanhada na missão pelo também saudita Ali Al-Qarni, um piloto de caças. Os dois são os primeiros astronautas da Arábia Saudita a viajar ao laboratório espacial e também os primeiros sauditas a viajarem no espaço desde 1985, quando o príncipe Sultan bin Salman bin Abdulaziz participou de uma viagem organizada pelos EUA.
A tripulação também inclui Peggy Whitson, uma ex-astronauta da Nasa , que fará seu quarto voo para a ISS, e John Shoffner, empresário do Tennessee encarregado de pilotar a aeronave. Whitson, a primeira mulher a comandar a estação internacional, já detém o recorde americano de maior tempo acumulado no espaço: 665 dias.
Juntos, os quatro tripulantes devem realizar cerca de 20 experimentos científicos na ISS ao longo de dez dias como parte da missão “Axiom 2” (Ax-2). Um deles, por exemplo, envolve estudar o comportamento de células-tronco em gravidade zero.
Fonte: DW Brasil