O Spotify anunciou nesta quarta-feira (16) a chegada do Greenroom, um novo aplicativo de conversas por voz para concorrer com o Clubhouse, que bombou no início do ano. Disponível para iPhones e celulares Android, o Spotify Greenroom vai funcionar de forma separada ao serviço de streaming, mas os usuários poderão usar o mesmo login para ambas as plataformas.
Qualquer pessoa pode criar uma sala de áudio e ser anfitrião ou participar de outras conversas como espectador ou convidado. Os ambientes são definidas por temas, mas é possível criar espaços livres – o limite é de 1.000 pessoas simultâneas. Nos eventos maiores, um moderador pode controlar o fluxo da conversa e é possível “levantar a mão” para pedir a palavra. A audiência pode “aplaudir” dando uma espécie de moeda virtual, que é exibida ao lado do perfil de quem está falando.
O Spotify Greenroom também terá uma opção para transformar essas conversas em podcasts, que podem ser hospedados na plataforma de streaming. Os áudios são todos gravados para haver moderação e combate ao discurso de ódio, segundo a empresa. A novidade é fruto de uma aquisição feita pelo serviço de streaming em março, quando comprou a desenvolvedora de aplicativos Betty Labs, que tinha experiência no mercado de áudio ao vivo com o Locker Room.