Teatro Alberto Maranhão recebe hoje a 11ª edição do tributo ao compositor Tico da Costa

A homenagem ao artista potiguar cuja obra é reconhecida internacionalmente será nesta quarta-feira (13), com entrada gratuita.

Com participação de artistas de diversos estilos, o tributo ao compositor Tico da Costa – “Várias Vozes, Um Só Canto” – será realizado nesta quarta-feira (13), a partir das 19h30, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal (RN). O acesso é gratuito e os ingressos poderão ser retirados da bilheteria do TAM das 14h às 17h, ou com uma hora de antecedência no dia do espetáculo, e também nas lojas da Arte Musical no Shopping Via Direta ou na Rua João Pessoa (Cidade Alta).

Realizado por Tico da Costa Produções, a décima primeira edição desta valorosa homenagem ao artista areia-branquense, cuja obra é reconhecida internacionalmente, conta com apoio do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, da Fundação José Augusto e do Teatro Alberto Maranhão, e ainda da Prefeitura de Areia Branca, Arte Musical, Inove e Oficina Livre de Música.

Nesta edição, participam Alzeny Nelo, Antoanete Madureira, Dani Cruz, Erick Von Sohsten, Lene Macêdo, Nara Costa e Os Chicos, com a participação especialíssima de Terezinha de Jesus. A apresentação do show estará a cargo da Poetisa dos Ventos, Deth Haak.

A direção musical e os arranjos estão por conta de Eduardo Taufic, que lidera a banda de músicos multi-instrumentistas: Jotapê na flauta, sax, clarinete, clarone; Ramon Gabriel nas percussões e bateria; e Mônica Michelly na guitarra.

Carreira internacional – O compositor potiguar Tico da Costa foi o mais internacional dos artistas potiguares. Levou o nome do Rio Grande do Norte e do Brasil mundo afora nas suas turnês pela Europa, África e Américas Central, do Norte e do Sul, tocando em festivais de Jazz, Folk e World Music de grande relevância pelo mundo, ao longo de 40 anos de carreira. Teve 18 álbuns gravados, dos quais sete na Itália, cinco nos EUA, cinco no Brasil e um no Paraguai.

Foi elogiado mais de uma vez pelo prestigioso jornal nova-iorquino “The New York Times”, e foi o primeiro artista potiguar a se apresentar no programa de entrevistas de Jô Soares.

Há 15 anos, na capital potiguar, é realizada essa homenagem, com a participação de artistas potiguares, nacionais e internacionais, que se revezam no palco cantando as suas canções, de onde se extrai o título do tributo “Várias Vozes, Um Só Canto”.

O evento já faz parte do calendário cultural da cidade e do Estado, congregando ao longo do tempo mais de 664 intérpretes, instrumentistas, bandas filarmônicas, orquestras, coros e outros convidados que dividiram palco com ele, como Toninho Horta, banda de cordas da Itália do seu último trabalho (CD “MAR”, 2009), assim como o seu produtor e musicista nos Estados Unidos, Olivier Glissant, e a cantora francesa Do Montebello.

Até a presente data, dez edições anuais do show-tributo “Várias Vozes, Um Só Canto” já foram realizadas na capital potiguar e algumas cidades do RN, com casa cheia atingindo um público de mais de 13.500 pessoas, interrompido apenas pelo longo período da pandemia da Covid-19.