Apesar de ter sido criado em 2020, o aplicativo indiano de mensagens Koo tornou-se conhecido massivamente pelos brasileiros em novembro. Com a aquisição do Twitter por Elon Musk e algumas mudanças relacionadas à plataforma, o app alternativo acabou ganhando espaço, sobretudo pelos memes gerados em torno do nome. Em um período de 9 dias, no mês de novembro, o Koo foi de 2 mil para 2 milhões de usuários no Brasil.
De acordo com Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka, criadores da plataforma, o nome remete a um recurso linguístico que imita o som de um pássaro. Segundo Rodrigo Thedim, Head de Marketing e Vendas da RankMyApp – empresa especializada em mobile marketing -, ainda é cedo para definir se a nova rede vai vingar ou não passar de um hit instantâneo. Mas é fato que os números recentes do Koo no Brasil chamam a atenção tanto em downloads quanto em avaliações.
“Em termos de ratings (avaliações), o estudo da RankMyApp coletou informações entre os dias 22 e 25 de novembro, em que observamos um aumento considerável (0,2) do rating médio do Koo. Isso equivale a um aumento de cerca de 4% em 4 dias”, explica o executivo. “No mesmo período, o Twitter se manteve estável, o que pode denotar não necessariamente um descontentamento com a gigante azul, mas a busca por um novo app caso o cenário do Twitter sofra alguma baixa futura”, acrescenta.