TECNOLOGIA: Mastodon, alternativa ao Twitter, tem problemas de segurança

No início desta semana, pesquisadores de segurança cibernética colocaram o Mastodon, o app alternativo ao Twitter, sob o microscópio e descobriram que a plataforma de mídia social descentralizada tinha inúmeras vulnerabilidades e outros problemas de segurança. Mastodon viu um aumento no número de usuários desde que o empresário de tecnologia Elon Musk assumiu o controle do Twitter, já que muitos questionaram as políticas de Musk, bem como sua reintegração de figuras controversas, incluindo o ex-presidente Donald Trump.

Embora a interface seja semelhante ao Twitter, ela não é administrada por uma única entidade ou empresa. Em vez disso, ele opera como uma plataforma gratuita e de código aberto que executa serviços de rede social auto-hospedados, informou a SecurityWeek .

Como resultado, existem milhares de servidores Mastodon individuais, mas interconectados, chamados de “instâncias” nas quais os usuários podem ingressar. As regras podem variar nesses diferentes servidores, mas uma preocupação maior para os usuários deve ser a segurança aparentemente negligente.