O terremoto que devastou parte da Turquia e da Síria nesta segunda-feira foi provocado por um deslocamento de três metros da placa tectônica Arabica, de acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália, que faz o monitoramento geológico da região.
A placa arábica se moveu em relação à placa Anatólia. O encontro das duas forma uma fenda no subsolo. O resultado desse movimento foi a morte de milhares de pessoas nos territórios turco e sírio.
— É como se a Turquia tivesse se deslocado em relação à placa árabe em direção ao sudoeste —explicou o chefe do INGV, Carlo Doglioni. — O que chamamos de placa arábica se moveu cerca de 3 metros na direção nordeste-sudoeste em relação à placa da Anatólia; estamos falando de uma estrutura na zona fronteiriça entre esse mundo, o da placa arábica, e o da placa da Anatólia — acrescentou ao jornal Corriere Della Sera.
O movimento tectônico resultou em um terremoto de magnitude 7,8, com as placas “escorregando” de 30 a 40 segundos, segundo o Doglioni.
— Pelas estimativas de que dispomos, e que vão sendo gradualmente aprimoradas, sabemos que a falha foi ativada por pelo menos 150 quilômetros com um deslocamento de mais de três metros — disse.
Fonte: Jornal O Globo