A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou ontem (19) o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, com base nos dados de 2019. O Governo do RN, que tinha ficado em último lugar no ranking com base nos dados de 2018, avançou nove posições ficando em 18º lugar, à frente de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.
“Deveríamos avançar nada menos que 19 posições em apenas um ano e figurarmos na oitava colocação. Mas a STN adotou novos critérios, como ‘gestão da informação” e diminuiu a evolução natural que teríamos. Mas no próximo ranking estaremos entre os dez estados com melhor avaliação. A meta é estarmos entre os cinco melhores até o fim desta gestão”, comentou o secretário estadual de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire.
O ranking foi criado para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi. A intenção da STN é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.