Uma prática no TikTok em que entregadores dançam a pedido de clientes tem gerado polêmica nos Estados Unidos. Ela consiste em gravar os prestadores de serviço, em geral da Amazon, por meio de câmeras de vigilância anexadas à campainha, e então postar o vídeo na rede social.
Os usuários do TikTok deixam um recado na porta ou escrevem mensagens no aplicativo de entrega com instruções para a dança. A obsessão dos clientes da Amazon por essa nova onda tem feitos os entregadores se sentirem pressionados a protagonizar o “espetáculo”, pois temem receber uma má avaliação, diz o site Vice, um dos primeiros a noticiar a febre entre os americanos.
Alguns desses trabalhadores estão se tornando celebridades digitais no país, tal o volume de postagens. Há casos de usuários que têm uma verdadeira playlist com vídeos dos motoristas.
Em um desses posts, que até o momento soma 6,4 milhões de visualizações, o próprio perfil da Amazon deixou um comentário brincando com a situação, apesar das críticas: “dançando poppin’ e lockin’ (um estilo de dança relacionado ao breakdance) enquando o pacote chega”.