A ByteDance, desenvolvedora responsável pela rede social TikTok, foi multada na União Europeia em €530 milhões — ou aproximadamente R$ 3,38 bilhões em conversão direta de moeda. A pena foi aplicada pelo órgão regulador de mercado da Irlanda que lida com proteção de dados.
Agora, a empresa terá seis meses para fazer o pagamento e readequar certas práticas de privacidade, em especial em relação aos servidores da companhia na região e também na própria China. Além disso, ela ainda pode recorrer da decisão nos tribunais.
Qual a acusação contra o TikTok na União Europeia
A Irish Data Protection Commission acusa o TikTok de ferir as leis de proteção de dados da União Europeia, o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (ou GDPR, na sigla original em inglês).
A investigação concluiu que o TikTok armazenava dados de usuários da região em servidores da China, ou então permitia que dados fossem enviados ou consultados por funcionários no país asitático. Assim como ocorre com os Estados Unidos, a União Europeia teme que isso possa levar a crimes como manipulação de dados e espionagem industrial ou governamental.
Fonte: Tecmundo