O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte promove sessão extraordinária virtual amanhã, sexta-feira, 1º de julho, às 15h, em celebração aos seus 130 anos de atividades. A sessão será transmitida pelo canal do TJRN no YouTube.
“O Tribunal de Justiça nasce do sonho republicano, dos ideais democráticos, do acesso do Judiciário para todos, algo que depois de 130 anos continuamos a construir, dia a dia, com o esforço de magistrados, servidores e colaboradores, de ontem e de hoje”, observa o presidente do Poder Judiciário potiguar, desembargador Vivaldo Pinheiro. “Desde aquele distante 1° de julho de 1892, todo dia é dia de fazer justiça, de decidir lides, conflitos, demandas. Decidimos mais do que sobre direitos, decidimos sobre esperança”, pontua o magistrado de segundo grau.
Durante a sessão estão previstos discursos de autoridades e o lançamento da ferramenta GPS-Med, que visa dotar a administração pública de um conjunto de informações sobre a judicialização da Saúde, de forma a auxiliar os gestores das secretarias de saúde a atuarem de forma estratégica e não apenas reativa. “É uma ferramenta que estamos colocando à disposição do Poder Executivo para que eles tenham em tempo real o que o jurisdicionado demanda judicialmente em termos de saúde pública, qual o perfil dessas pessoas, onde elas estão, para que o Executivo possa se organizar para atender essas demandas”, explica a juíza auxiliar da Presidência do TJRN Patrícia Gondim.
O Comitê de Valorização Feminina do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte (FEMININA) fará o lançamento do “I Prêmio Maria do Socorro Pinto de Oliveira – Equidade de Gênero no TJRN” – o qual vai selecionar os três melhores artigos científicos que tratem da igualdade de direitos de gênero no Poder Judiciário potiguar. A honraria significa uma iniciativa em favor da memória do trabalho realizado pela magistrada Maria do Socorro Pinto de Oliveira, falecida em agosto de 2020, pelos serviços prestados à Justiça Estadual, notadamente, na área de proteção às mulheres vítimas de violência.
Também serão apresentados um vídeo comemorativo, uma poesia e uma música alusiva ao aniversário da instituição, todos falando sobre os 130 anos do Tribunal de Justiça.
Sobre a trajetória mais que centenária do TJ, como é mais conhecido o Poder Judiciário no cotidiano das pessoas, o presidente Vivaldo Pinheiro ressalta os desembargadores Olympio Vital e Jerônimo Câmara, presidente da primeira sessão e dirigente eleito logo em seguida, respectivamente, de Seabra Fagundes, Floriano Cavalcanti, dentre tantos outros que fizeram e marcaram a identidade do tribunal republicano.
“Nossa história não começou ontem, tem raiz, compromisso e esforço de muita gente. A partir e com base nela podemos encarar os desafios de hoje, pandemia, tecnologia e produtividade, e o horizonte diante de nós, inteligência artificial, sistemas cada vez mais avançados e dar uma resposta mais rápida e eficiente ao cidadão”, reflete. “É hora de celebrar, com os pés no chão, com orgulho do passado, simplicidade no agora e proatividade nos dias que virão”, assinala Vivaldo Pinheiro.