‘Torto Arado’ é o livro mais vendido na Amazon em 2021; sucesso é do professor da UFBA, Itamar Vieira Jr

De janeiro a dezembro, foram milhões de cópias vendidas, tanto na versão impressa quanto na digital, entre os mais de 33 gêneros disponíveis na Amazon. Neste ano, o primeiro lugar foi ocupado pelo sucesso nacional Torto Arado, do escritor e geógrafo soteropolitano Itamar Vieira Junior. O livro, vencedor do Prêmio Jabuti 2020 e do Prêmio Oceanos 2020, é um épico mágico sobre duas irmãs que vivem no sertão baiano, o acidente que as une, e temas complexos como racismo e a luta pela terra.

O primeiro lugar do ano passado, Pequeno Manual Antirracista, da filósofa Djamila Ribeiro, continua na lista dos mais vendidos, mantendo também a discussão racial no topo das leituras dos brasileiros. Outros nacionais na lista incluem o autor de finanças Thiago Nigro, com Do mil ao milhão: Sem cortar o cafezinho, e o coach Paulo Vieira, com O poder da ação.

Na literatura internacional, a obra de Taylor Jenkins Reid, Os sete maridos de Evelyn Hugo, ganhou muitos leitores com a representatividade LGBT e latina. Outros romances de destaque incluem Amor & Gelato, primeiro volume da trilogia de Jenna Evans Welch, Teto para dois de Beth O’Leary e É assim que acaba, de Colleen Hoover.

Os livros de George Orwell, que entraram em domínio público neste ano, continuam um sucesso entre os brasileiros, ocupando duas posições com 1984 e A Revolução dos Bichos. Outros livros de não ficção que já figuram entre os mais vendidos seguem na lista, como Mais esperto que o diabo, de Napoleon Hill, O poder do hábito, de Charles Duhigg, e A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown.