Escravidão e Independência são dois temas que, por definição, não dialogam entre si. Mas, quando se trata de história do Brasil, vemos que esses temas caminham de modo muito próximo.
Para falar sobre o tráfico de escravos e de como a Independência do Brasil, no ano de 1822, impactou o sistema escravista e o comércio atlântico de escravizados no Nordeste, inclusive no território do Rio Grande do Norte, o pesquisador e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcus Carvalho, vai proferir Conferências em Natal, nos dias 04 e 05 de maio.
A primeira Conferência será realizada nesta quarta-feira (04/05), às 19h, no miniauditório do bloco “C” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN – Campus Central). A segunda e última Conferência, com a mesma temática, será realizada na tarde do dia 05, a partir das 14h, no auditório “B” do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFRN.
As conferências são gratuitas, abertas ao público e voltadas especialmente para estudantes, pesquisadores e população que se interessa por História do Brasil. Quem for assistir a palestra no IFRN deve apresentar comprovante de vacinação. Já aqueles que desejam obter certificado de participação devem realizar inscrição prévia, na página de cursos e eventos de extensão da UFRN, através do link: https://bit.ly/3KTr6DD.
As Conferências proferidas pelo professor Marcus Carvalho integram, em conjunto com a Exposição do Bicentenário, a programação do evento “Reflexões sobre a Independência”.
REFLEXÕES SOBRE A INDEPENDÊNCIA: EXPOSIÇÃO DO BICENTENÁRIO E CICLO DE CONFERÊNCIAS
Com atividades programadas para os meses de maio a agosto, incluindo Conferências proferidas por professores especialistas e Exposição do Bicentenário, evento é organizado pelo Departamento de História e pela Pró-Reitoria de Extensão, ambos da UFRN, com apoio do IFRN e do Parque da Cidade.
A Exposição do Bicentenário reúne 21 banners produzidos por estudantes dos cursos de História da UFRN. O material apresenta informações sobre a realidade econômica, política e social da época. “Nosso objetivo, ao trazer aspectos econômicos, políticos e socioculturais presentes no contexto da Independência, é levar os visitantes da exposição a refletir e dialogar sobre aquela realidade e seus possíveis desdobramentos, e perceber o lugar que o Nordeste e o RN ocupavam na conjuntura”, esclarece a coordenadora do evento, professora Carmen Alveal.
A Exposição acontece entre os dias 1º e 15 de junho no Centro de Convivência da UFRN, quando os 21 banners estarão expostos para a comunidade universitária e visitantes. Antes disso, em 05 de maio, por ocasião da Conferência do professor Marcus Carvalho, os banners serão exibidos no hall do CCHLA.
Confira a programação completa do Ciclo de Conferências:
04/05 – Conferência “Tráfico de escravos e os caminhos da Independência no Nordeste”
Palestrante: Marcus Carvalho (UFPE)
Local e horário: Miniauditório do bloco C do IFRN – Campus Central, 19h
05/05 – Conferência Tráfico de escravos e os caminhos da Independência no Nordeste
Palestrante: Marcus Carvalho (UFPE)
Local e horário: Auditório B – CCHLA/UFRN, 14h
25/05 – Conferência “O Maranhão e o Grão-Pará entre as muitas Independências do Brasil”
Palestrante: Marcelo Cheche Galves (UEMA)
Local e horário: Auditório D – CCHLA/UFRN, 19h
15/06 – Conferência “Organização de um regime liberal”
Palestrante: Miriam Dolhnikoff (USP)
Local e horário: Auditório da Reitoria/UFRN, 19h
29/06 – Conferência “Independência do Brasil”
Palestrante: João Paulo Pimenta (USP)
Local e horário: Auditório da Reitoria/UFRN, 19h
06/07 – Conferência “A independência do México 200 depois: um debate sobre a revolução, os povos e o governo”
Palestrante: Larissa Jacheta Riberti (UFRN)
Local e horário: Auditório B – CCHLA/UFRN,19h
13/07 – Conferência “Protagonismo indígenas na Independência”
Palestrante: João Paulo Peixoto Costa (IFPI)
Local e horário: Auditório B – CCHLA/UFRN, 19h
10/08 – Conferência “O sequestro da Independência”
Palestrante: Lilia Schwarcz (USP)
Local e horário: Auditório da Reitoria/UFRN, 19h
Mais informações:
Carmen Alveal (84) 98704.5425 – coordenadora do evento “Reflexões sobre a Independência” e professora do Departamento de História da UFRN.
Maísa Carvalho (84) 98784.6266 – assessora de comunicação voluntária do evento “Reflexões sobre a Independência”.