O Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (PARBMA) localizado no Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte, realizou no último sábado (18), uma trilha guiada pela Unidade de Conservação (UC). A atividade, com percurso de 4 km, reuniu alunos do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como parte da disciplina de Educação Ambiental.
A trilha “do antigo horto” foi guiada pela equipe técnica da Unidade de Conservação/Semurb composta pelo tecnólogo ambiental e especialista em Gestão e Perícia Ambiental pela SMAPC, Uilton Campos e pelos auxiliares de campo Delmo Wilson e Cristiano Pereira.
“O percurso foi realizado sob chuva, sol e com muita disposição para debater e aprofundar os conhecimentos sobre a importância e a riqueza das Unidades de Conservação/PARBMA da Unesco para a humanidade. Discutiu-se também a relevância da Educação Ambiental como política, sua interação com órgãos do SISNAMA, iniciativas privadas e públicas, ONGs, indivíduos e a coletividade no contexto das mudanças climáticas”, disse Campos.
A UFRN já é uma parceira consolidada do Parque da Cidade, sendo comum utilizar os espaços para diversas atividades, em cumprimento às atividades disciplinares, utilização do parque como extensão universitária através de pesquisas científicas e projetos, pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado e até pós-doutorado.
Os departamentos que mais utilizam os serviços do parque são os de Ciências Biológicas e Geologia, mas também há participação dos cursos de Turismo, Geografia, Arquitetura e Urbanismo.
O PARBMA é um programa da Unesco que trata-se de um reconhecimento para os espaços ambientais que cumprem os preceitos estabelecidos. É um programa da organização mundial que verifica locais que protegem o meio ambiente por meio de trabalhos de Educação Ambiental junto à sociedade. Essa certificação da Unesco ocorre mediante fiscalização das atividades e projetos realizados no espaço.