Um grande número de trombetas de latão foram encontradas em meio aos destroços de um veleiro naufragado no século 16 no mar da Croácia. Os instrumentos naquela época eram muito raros e caros, segundo informou em 9 de julho o Centro Internacional de Arqueologia Subaquática em Zadar.
Arqueólogos subaquáticos identificaram pequenas inscrições que podem indicar que os instrumentos foram produzidos nas cidades de Estrasburgo, na França, e em Leiden, na Holanda.
O veleiro afundou na área do Cabo de Kamenjak após ter sido atingido por uma repentina tempestade. A análise da carga e de outros detalhes sugere que a embarcação pode ser de origem holandesa. O veículo realizava rotas comerciais entre Leiden, na Holanda; Veneza, na Itália; e Istambul, na Turquia.
No total, 10 trombetas estavam sendo transportadas pela embarcação, todas dividas em pedaços. A mais bem conservada apresentava a inscrição “LVGDVNY BATAVORVM”, que corresponde ao nome latino de Leiden.
Até o momento, não existia no mundo uma única trombeta preservada que fosse conhecida como vinda da cidade holandesa ou de Estrasburgo. “Há menos de dez trombetas do século 16 em museus famosos em todo o mundo”, afirma Luka Bekić, especialista do Centro Internacional de Arqueologia Subaquática de Zadar, ao site Heritage Daily.
Fonte: Revista GALILEU