A expectativa do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) é superar, este ano, os 22 milhões movimentados em conciliações no ano passado, durante a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista.
A Semana de 2024 ocorre de 20 a 24 de maio. Em 2023, os resultados do TRT-RN foram destaque nacional entre todos os TRTs de pequeno porte.
“Estamos todos, magistrados e servidores, nos preparando para termos resultados ainda melhores”, afirmou o vice-presidente do TRT-RN e coordenador do O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), desembargador Eduardo Serrano da Rocha. “O nosso TRT tem uma forte tradição de conciliação. Em 2023, por exemplo, nós movimentamos mais de 113 milhões em acordos judiciais”.
Ele explicou, ainda, que os acordos judiciais, “além de resolverem os processos de forma mais rápida e eficiente para os trabalhadores, ainda fazem circular uma grande quantidade de recursos para o Estado”.
Os preparativos para a Semana já começaram no TRT-RN. Nesta sexta-feira (26), das 9h às 11h30, ocorrerá o evento “Diálogo Aberto sobre Conciliação – 2ª Edição”, na modalidade presencial, no Auditório do Tribunal Pleno do Tribunal do TRT-RN, e telepresencial, pelo canal da Ejud 21 no YouTube.
As palestrantes serão a juíza do Trabalho Déa Marisa Brandão Cubel Yule, Coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT da 24ª Região, e Daniella Simonetti Meira Pires de Araújo, Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos do CEJUSC NATAL (Juizado Central do TJ-RN)
O formulário de inscrição para o “Diálogo Aberto sobre Conciliação” pode ser acessado no portal do TRT-RN (www.trt21.jus.br )