Trump usa problemas na Justiça para arrecadar milhões, segundo jornal

Os problemas enfrentados por Donald Trump na Justiça têm se mostrado um negócio bastante lucrativo para sua pré-campanha à presidência dos Estados Unidos.

No domingo (28/08), sua equipe afirmou que arrecadou 7,1 milhões de dólares (pouco menos de R$ 35 milhões) desde a divulgação da já célebre fotografia da ficha policial de Trump no estado da Geórgia, onde o republicano foi acusado de tentar subverter ilegalmente o resultado das eleições de 2020 para se manter no poder.

Na fotografia policial, chamada de “mugshot” nos EUA, Trump aparece com a cabeça ligeiramente inclinada para baixo e encarando a câmera com um semblante vingativo. Nos outros processos que enfrenta na Justiça, Trump conseguiu evitar esse protocolo, mas na última quinta-feira (24/08), numa cadeia na Geórgia, a imagem não só foi registrada como divulgada publicamente. Foi a primeira vez que isso acontece com um ex-presidente americano.

Mas Trump logo passou a explorar financeiramente o que para outros seria um vexame: camisetas, canecas, adesivos e outros itens com a imagem passaram a ser produzidos e distribuídos por sua equipe horas após a divulgação. No site da campanha, camisetas com a imagem e a legenda “Sem rendição!” são oferecidas a 34 dólares, canecas custam 25 dólares. Fabricantes independentes também têm tentado faturar com a imagem, lançando seus próprios produtos.

O próprio Trump desenterrou seu perfil no X (ex-Twitter), inativo desde 2021, para publicar uma versão da foto com as legendas “interferência eleitoral” e “nunca desista”. A mensagem contém ainda um link para o site onde o ex-presidente pede doações, com valores sugeridos entre 24 e 3.300 dólares.

No site, há mais outra versão da foto, dessa vez acompanhada de um texto: “O povo americano sabe o que está acontecendo. O que aconteceu é uma caricatura de justiça e interferência eleitoral. A esquerda quer intimidar você para que não vote num político de fora que coloca o povo americano em primeiro lugar. […] Se puder, por favor, faça uma contribuição para expulsar o picareta Joe Biden da Casa Branca e salvar a América durante este capítulo sombrio da história da nossa nação.”