O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, convocou todos os integrantes da Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) e do Observatório de Transparência Eleitoral (OTE) para uma reunião conjunta, que acontecerá no dia 20 de junho, às 15h, exclusivamente por meio virtual. Os dois órgãos foram criados pelo TSE para ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições.
A CTE é composta por integrantes de instituições e órgãos públicos, especialistas em tecnologia da informação e representantes da sociedade civil. A Comissão participou ativamente do plano de ação do TSE para as Eleições 2022, opinando e propondo ações adicionais para garantir a máxima transparência do processo eleitoral.
O Observatório foi criado para colaborar com a CTE e com o TSE na ampliação da transparência de todas as etapas do pleito, aumentando o conhecimento público sobre o sistema brasileiro de votação. Ele é formado por entidades da sociedade civil e por organizações e instituições públicas e privadas com notória atuação nas áreas de tecnologia, direitos humanos, democracia e ciência política, entre outras.