Turismo internacional do RN cresce acima da média brasileira e tem mais visitantes em 2025 do que nos primeiros oito meses do ano passado

O Rio Grande do Norte registrou um crescimento de 54,4% no turismo internacional no primeiro quadrimestre de 2025 comparado ao mesmo período de 2024. O número mostra um índice maior do que o alcançado pelo Brasil, que teve um aumento de 51% no fluxo internacional, segundo dados da Embratur.

Foram 35,4 mil turistas estrangeiros de janeiro a abril deste ano. E, em apenas quatro meses, já recebemos mais passageiros internacionais do que de janeiro a agosto do ano passado, quando foram 35 mil pessoas, indicando um avanço significativo no setor. Os dados são da plataforma ForwardKeys, compilados pelo Setor de Inteligência da Empresa Potiguar de Promoção Turística – Emprotur.

A Argentina segue liderando como principal país emissor e teve um crescimento de 128,4% nos quatro primeiros meses de 2025, com quase 21 mil passageiros, comparado ao período de janeiro a agosto do ano passado, quando foi inaugurada uma ligação inédita de Natal ao Aeroparque em Buenos Aires, elevando a quantidade de voos a três frequências semanais.

Para a governadora Fátima Bezerra, esses números mostram a imagem positiva que o Rio Grande do Norte recuperou. “Somos hoje um dos estados mais seguros do país e isso, somado a um investimento constante em infraestrutura, como a recuperação de estradas que interiorizam nosso turismo, e o trabalho estratégico desenvolvido pela Emprotur, faz com que mostremos um excelente desempenho. Esses resultados indicam que estamos no caminho certo e vamos continuar”, assegura.

A ampliação da conectividade e a análise estratégica de mercados são as grandes ferramentas para os resultados alcançados pelo turismo do Rio Grande do Norte, segundo Raoni Fernandes, diretor-presidente da Emprotur.

“As ações de promoção e as negociações por mais voos são balizadas em dados do nosso setor de inteligência e tendências de consumo de plataformas internacionais. Aumentamos nosso investimento em promoção no mercado internacional e estamos presentes nos maiores eventos mundiais, além de trabalharmos com afinco na capacitação de operadoras e agentes de viagens sobre as belezas, encantos e experiências inesquecíveis que temos a oferecer. Os números refletem esse esforço que o governo do estado tem feito para posicionar o Rio Grande do Norte como um destino sustentável, competitivo e desejado, como se pode ver pelo resultado alcançado na Argentina quando nós lançamos um voo inédito desde Aeroparque”, destaca Raoni.

A secretária estadual de Turismo Marina Marinho considera que a interiorização do turismo tem contribuído e muito para os excelentes resultados alcançados. “Nós somos mais que sol e mar, somos serras, cavernas, tradição, cultura, uma deliciosa gastronomia e um povo acolhedor. E onde nós vamos divulgar o Rio Grande do Norte fazemos questão de mostrar o que temos de melhor e o nosso compromisso com o desenvolvimento econômico de nosso estado. Quanto mais turistas, mais movimentação na nossa economia, mais receita gerada, mais emprego e renda”, afirma.

Ainda segundo os dados da FowardKeys, todos os principais emissores de turistas internacionais para o Rio Grande do Norte apresentaram crescimento no primeiro quadrimestre de 2025 comparado aos oito primeiros meses do ano passado: Argentina (128,4%), Portugal (10%), Chile (17%), Itália (19,7%), Espanha (26%), França (9,6%) e Estados Unidos (3,5%).