Twitter aceita pedido de Elon Musk; rede social está se preparando para dar acesso ao bilionário a todos os tuítes já feitos na plataforma

Elon Musk, a pessoa mais rica do mundo de acordo com o ranking da Forbes , passou as últimas semanas reclamando que o Twitter está subestimando a quantidade de bots de spam na rede social, além de não ter recebido acesso aos dados para fazer uma avaliação independente. Segundo o bilionário, essa é uma condição para fechar a aquisição da empresa.

O Twitter, por sua vez, estima que os bots sejam menos de 5% das contas ativas, número registrado em muitos anos de registros na SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos). Desde que Musk acessou esse número, sua fixação parecia uma forma de achar um pretexto para renegociar sua oferta de US$ 44 bilhões (R$ 214 bilhões) em meio à grande queda nos preços das ações de tecnologia.

Na última segunda-feira (6), o advogado de Musk enviou ao Twitter uma carta concisa dizendo que era melhor entregar os dados ou então eles iriam considerar a recusa uma violação do acordo, um argumento duvidoso que provavelmente não se sustentaria no tribunal – mas que eles poderiam usar para tornar as coisas desagradáveis ​​para a empresa.

Ontem (8), foi divulgado um movimento do à Musk do próprio Twitter. A empresa está se preparando para dar a ele acesso à chamada API “firehose”, um fluxo de todos os tuítes postados. (Todos. Os. Tuítes). Isso resulta em algo como 500 milhões de posts do microblog por dia. Um porta-voz do Twitter não comentou sobre como exatamente compartilharão esse tesouro com Musk, dizendo apenas: “O Twitter tem e continuará compartilhando informações cooperativamente com Musk para consumar a transação de acordo com os termos do acordo de fusão. Acreditamos que este acordo é do melhor interesse de todos os acionistas. Pretendemos fechar a transação e fazer cumprir o acordo de fusão no preço e nos termos acordados.”

Fonte: Forbes Brasil