Twitter elimina contas de grupo que propaga teoria de conspiração nos EUA

O Twitter anunciou medidas duras contra uma teoria de conspiração criada por apoiadores do presidente americano Donald Trump — conhecida como QAnon —, com milhares de contas sendo bloqueadas permanentemente. A empresa de mídia social disse que vai parar de recomendar qualquer conteúdo ligado ao QAnon, bloqueando links associados a essa teoria na plataforma.

As suspensões serão aplicadas a contas que estão “engajadas em violar nossa política de contas múltiplas, coordenando abuso a vítimas individuais ou estão tentando driblar uma suspensão prévia — algo que vimos acontecer com maior frequência nas últimas semanas”. Cerca de 150 mil contas serão afetadas pela medida. Mais de 7 mil contas já foram retiradas do ar nas últimas semanas, segundo o Twitter.

A QAnon é uma teoria de conspiração complicada, com diversas ramificações, e baseada em mensagens crípticas, que são interpretadas subjetivamente por cada pessoa. Além disso, a teoria evolui coletivamente, geralmente incorporando fatos novos que surgem no noticiário.

Fonte: BBC Brasil