O Twitter liberou na quarta-feira (16) uma opção para contas automatizadas se identificarem como robôs. Com a mudança, esses perfis mostrarão um aviso para outros usuários saberem que não estão interagindo com uma pessoa real. A rede social exibirá a etiqueta “Automático” e um ícone de robô para quem acessar a página do perfil. Os avisos também serão destacados em tuítes que aparecem no feed.
O recurso será útil para robôs no Twitter que não tentam se passar por uma pessoa. Em seu anúncio, a plataforma citou o exemplo de perfis automatizados que publicam informações sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19. Esse tipo de conta, também conhecida como “bot”, faz ações programadas por meio de uma Interface de Programação de Aplicações (API, na sigla em inglês) do Twitter. Com ela, desenvolvedores podem automatizar a publicação de tuítes ou respostas em postagens de outros usuários, por exemplo.
O teste de rótulos de identificação de robôs foi anunciado pelo Twitter em setembro de 2021, mas, até então, estava disponível para um pequeno grupo de desenvolvedores.