Ucrânia confirma ataque à frota russa na Crimeia

A Ucrânia realizou nesta sexta-feira (22/09) um ataque à sede da frota naval da Rússia no Mar Negro, deixando um edifício em chamas e pelo menos um militar russo desaparecido, segundo informações de ambos os lados no conflito. Ao menos um míssil ucraniano atingiu instalações militares russas na cidade de Sevastopol, na Península da Crimeia, ao mesmo tempo em que um ataque cibernético de grandes proporções interrompeu os serviços de internet na região.

O comando militar ucraniano informou em nota que suas forças “atacaram com sucesso a sede da frota russa no Mar Negro na cidade temporariamente ocupada de Sevastopol”, sem, no entanto, fornecer maiores detalhes.

“Tínhamos prometido que haveria mais ataques”, afirmou o comandante da Força Aérea ucraniana, tenente-coronel Mykola Oleschuk, em mensagem nas redes sociais, na qual agradeceu aos pilotos. Ele também postou um vídeo de um edifício em chamas com sirenes soando ao fundo.

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou o ataque e acrescentou que suas defesas antiaéreas abateram cinco drones ucranianos. O governo local instaurado por Mosocu após a anexação alertou a população para que evitasse a região central de Sevastopol, onde está localizado o edifício da Marinha russa, enquanto equipes de bombeiros trabalhavam no local para conter o incêndio. O governador Mikhail Razvozhayev informou que não houve vítimas civis ou danos à infraestrutura da cidade.

Fonte: DW Brasil