O líder ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, anunciou “boas notícias” nos campos de batalha do Leste do país. Informou que seu Exército retomou algumas cidades e vilarejos que estavam sob domínio da Rússia, enquanto o principal diplomata dos Estados Unidos (EUA) visita Kiev com grande pacote de ajuda militar.
Em discurso na noite dessa quarta-feira (7), Zelenskiy disse que suas forças libertaram alguns assentamentos na região de Kharkiv, em contraofensiva. Alguns analistas ocidentais sugeriram que Kiev pode ter retomado cerca de 400 quilômetros quadrados de território, após profunda investida atrás das linhas russas.
“Esta semana temos boas notícias de Kharkiv. Todos vocês, provavelmente, viram relatos sobre as atividades recentes de defensores ucranianos. E acho que todo cidadão [ucraniano] se sente orgulhoso de nossos guerreiros”, afirmou Zelenskiy.
A região faz fronteira com a Rússia e sua principal cidade, Kharkiv, há meses é atingida por mísseis russos, depois que Moscou não conseguiu tomá-la nos estágios iniciais da invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro.
Em um sinal de que a situação na área ainda é altamente fluida, Zelenskiy disse que era muito cedo para relacionar as cidades e vilarejos recapturados, ao mesmo tempo em que agradeceu a três brigadas pelo que chamou de bravura.
Segundo autoridade russa, as forças de Moscou resistiram duramente e impediram que as de Kiev tomassem pelo menos uma cidade importante.