Através de convênio entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Petrobras e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), foi construído o primeiro Recinto de Aclimatação e Programa de Soltura e Monitoramento de Peixes-bois Marinhos no RN. A solenidade de inauguração ocorreu na manhã da última quarta-feira, 3, no Ecoposto da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, em Diogo Lopes.
Para o coordenador-geral do Projeto Cetáceos da Costa Branca-UERN, o professor da Uern e biólogo Flávio Lima, a construção do Recinto representa um grande avanço para a região. Com a estrutura, a Uern passa a ter condições de oferecer aos animais todas as etapas de reabilitação para retorno à natureza.
A estrutura permitirá oferecer aos peixes-bois em reabilitação o processo de aclimatação para a soltura em ambiente natural e contribuir com a conservação da espécie, que atualmente é uma das espécies de mamíferos aquáticos mais ameaçadas do Brasil.