Seguem abertas, até o próximo dia 31, as inscrições para o curso de Introdução à Ciência da Religião. O curso é totalmente online, assíncrono, gratuito e aberto a qualquer pessoa que tem interesse no assunto.
“O curso é especialmente voltado para quem não possui formação na área. Acolhe tanto quem possui o Ensino Médio, quanto quem já possui Ensino Superior, mas sem formação na área. A proposta é fazer uma introdução ao estudo científico das religiões, ou seja, apresentar fundamentos, princípios e traços gerais da história da área das Ciências Humanas, que se concentra no estudo das religiões realizado de forma contextualizada e comparada de cada religião e das religiões entre si”, explica o coordenador do Departamento de Ciências da Religião da Uern Natal, Prof. Dr. Waldney Costa, que também é o responsável pelo curso.
Certificado pela UERN, com carga horária de 30h, oferecido na modalidade de projeto de extensão, o que permite a participação de qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto, o curso está dividido em 32 vídeos, já disponibilizados. “Temos um vídeo de abertura; oito do módulo I, dedicado às origens e aos fundamentos; 15 do módulo II, dedicado às controvérsias do Séc. XX, e oito do módulo III, dedicado à Ciência da Religião no Brasil. Quem se inscreve pode assistir quando quiser e puder, até a data limite, que é 2 de setembro”, detalha o professor Waldney.
As inscrições também são on line. AQUI
O curso é ofertado dentro do Projeto de Extensão de Divulgação Científica da Ciência das Religiões, que tem o propósito de tornar a disciplina mais conhecida. “Como é explicado no curso, embora a área possua mais de 150 anos de fundação, tendo surgido antes de disciplinas como a Sociologia, demorou muito a ganhar força no Brasil e na América Latina. A história aqui tem pouco mais de 50 anos. Quem fizer esse curso conhecerá um pouco mais dessa história e terá referências tanto para compreender a área, quanto para trabalhar com ela em perspectiva interdisciplinar. Com isso, também poderá se preparar para tentar seleções de mestrado e/ou doutorado na área, já que teremos aulas específicas do módulo III, focadas na apresentação dos cursos que existem no Brasil”, complementa Waldney Costa, acrescentado que o curso também ajuda a entender melhor a área de formação do professor de Ensino Religioso.
“O Brasil, especialmente o RN, possui grande demanda por professores, de forma que há uma expectativa grande de concursos de nível de graduação nos próximos anos, e esse curso é bom para um primeiro contato”, conclui, recomendando o conteúdo também para estudantes de Ensino Médio.