O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecatrônica (PPGEMECA) da UFRN divulga o edital do processo seletivo para admissão de alunos no curso de Mestrado em Engenharia Mecatrônica. São ofertadas 16 vagas para o curso, sendo 10 para ampla concorrência, duas para capacitação interna de servidores, duas para pessoas pretas, pardas ou indígenas e duas voltadas para pessoas com deficiência. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de julho.
Podem se inscrever alunos graduados em cursos de nível superior nas áreas de ciências exatas e tecnológicas com carga horária igual ou superior a duas mil horas. Para realizar a inscrição, é necessário preencher o formulário disponível no Sigaa e enviar as cópias dos documentos exigidos. O candidato deve acessar o sistema federal gov.br, inserir “inscrição em processo seletivo pós-graduação UFRN” no campo de busca e clicar na opção de participar do processo seletivo e no botão Iniciar. Será solicitado login e senha e, após realizar o procedimento, o candidato será direcionado para o Sigaa.
O processo de seleção é composto por quatro etapas: a homologação das inscrições solicitadas, com conferência e análise de documentos submetidos; a análise de histórico escolar e currículo Lattes, que terá classificação de acordo com a nota de histórico e currículo (NHC); uma prova escrita, que será aplicada em 14 de julho, com horário e local a serem divulgados aos candidatos; e o processo de heteroidentificação, destinado aos candidatos optantes pretos e pardos, que acontece em 28 de julho.
O resultado de cada etapa será publicado na área do candidato, no Sigaa, e na página do Programa. Já o resultado final será divulgado no dia 2 de agosto, com possibilidade de interposição de recurso a partir do dia seguinte, em 3 de agosto. Para interpor recurso aos resultados, o candidato deve acessar o Sigaa e seguir o caminho: Stricto sensu > Área do candidato.
Pessoas com Mestrado em Engenharia Mecatrônica podem atuar em processos de concepção de sistemas mecatrônicos, desde o projeto até a implementação, tanto nos processos de engenharia virtual dos sistemas mecânicos de precisão, nos sistemas eletrônicos embarcados em todos os níveis de arquitetura de hardware e software, bem como no processamento inteligente da informação, envolvendo técnicas de automação e controle de sistemas dinâmicos, processamento de sinais e imagens, entre outras.