A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Secretaria de Educação a Distância (Sedis), lança dois editais para cadastro de reserva de bolsistas para atuação no curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de Ciências Ciência é 10!, ofertado no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições estão abertas até 10 de maio, exclusivamente pelo site da Sedis.
O Edital 21/2025 seleciona professores da UFRN para exercerem atividades de ensino no curso Ciência é 10!. Os selecionados deverão cumprir carga horária de 20 horas semanais, com bolsa mensal no valor de R$ 1.850,00, sendo concedida uma bolsa para cada 15 horas-aula da matriz curricular. Professores que atuarem nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso (I, II e III) poderão receber uma bolsa por unidade temática.
Para se candidatar, é necessário ser docente efetivo da UFRN (40 horas ou dedicação exclusiva) ou professor substituto/temporário com contrato vigente, possuir título de doutorado reconhecido pelo MEC, comprovar no mínimo um ano de experiência no magistério federal (superior ou técnico), e apresentar documentação comprobatória das atividades acadêmicas.
O Edital 22/2025 seleciona tutores para atuarem de forma remota no acompanhamento pedagógico de até 25 cursistas no curso Ciência é 10!. A carga horária é de 20 horas semanais e o valor da bolsa é de R$ 1.100 mensais. Para se candidatar, é necessário ter formação em licenciatura de Ciências Biológicas, Química ou Física, além de especialização na área de ensino de ciências. Os demais pré-requisitos podem ser consultados no edital.
Exigências para candidatura: formação em Licenciatura em Ciências Biológicas, Química ou Física; especialização na área de Ensino de Ciências, com diploma reconhecido pelo MEC; não possuir vínculo ativo com outras bolsas da Capes, CNPq ou FNDE, salvo se permitido por regulação específica; e disponibilidade para atuar integralmente nas atividades descritas no edital, como mediação pedagógica, acompanhamento via AVA, correção de tarefas, participação em reuniões e relatórios.
Ambos os processos seletivos destinam-se à formação de cadastro de reserva, com validade de cinco anos, e incluem a reserva de 27% das vagas para ações afirmativas, contemplando pessoas pretas, pardas, indígenas, com deficiência, transgênero e travestis. Não há cobrança de taxa de inscrição. O resultado final será divulgado no site da Sedis no dia 28 de maio.