O Conselho de Administração (Consad) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou por unanimidade, na quinta-feira, 21, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), para o período de 2024 a 2027. O documento busca garantir a efetividade da aplicação dos recursos de TIC na UFRN, por meio da minimização de desperdícios, garantia do controle e aplicação de esforços no que for mais relevante para otimizar o gasto público e maximizar a entrega de valor ao serviço prestado.
Essa é a terceira edição do PDTIC, que recebeu caráter mais estratégico além do típico caráter tático. Essa abordagem segue a tendência de algumas instituições públicas, com o objetivo de “fundamentar melhor o alinhamento da TIC à área finalística da Universidade, bem como deixar explícito o direcionamento estratégico da TIC, sem a necessidade de um instrumento separado”, conforme o texto do plano.
O documento foi construído por uma comissão de elaboração, que seguiu a finalidade de descrever o planejamento futuro das ações relacionadas à TIC na UFRN alinhadas aos objetivos institucionais, aos objetivos da Estratégia do Governo Digital (EGD) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Após a finalização do trabalho, o PDTIC foi disponibilizado para consulta pública.
A versão final estabelece seis eixos ou focos estratégicos que devem guiar a gestão de TIC para os próximos anos: experiência do usuário; inovação; governança; segurança; pessoas e financeiro. O documento também apresenta a metodologia de elaboração, o contexto da TIC na UFRN e como é estruturada, além dos dispositivos esperados a partir das metas e ações.
O PDTIC passará por revisão geral anualmente, sob responsabilidade do Comitê Gestor de TIC da UFRN (CGTIC), de modo a promover atualizações que sejam necessárias para atender aos objetivos institucionais.