UFRN aprova novos títulos Honoris Causa

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, nesta segunda-feira, 25 de setembro, a concessão de três títulos de doutor honoris causa (post mortem), durante a reunião do Conselho Superior (Consuni). As honrarias serão concedidas aos nomes do multiartista Newton Navarro Bilro, do editor José Xavier Cortez e do Padre Tiago Theisen.

Nascido em Natal-RN, Newton Navarro Bilro foi pintor, jornalista, orador e ficcionista, com notável registro da cultura potiguar. “A dimensão por ela [obra] adquirida, e a influência e atuação de Navarro junto a artistas locais e da região, revelam uma abrangência humana e cultural tão fortes, que permanecem indeléveis em bibliotecas, galerias, museus, sem contar a impressionante quantidade de desenhos seus que ilustram cartazes e capas de livros no nosso Estado”, detalha a proposta de concessão do título.

Nascido em Currais Novos-RN, José Xavier Cortez começou a trabalhar na área de comércio de livros quando foi aprovado para o curso de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1966. A Cortez Editora se destacou no país pelas temáticas atuais publicadas, em especial, sobre questões sociais e educacionais do Brasil que são abordadas nas áreas de Educação, Serviço Social, Ciências da Linguagem, Ciências Sociais, Ciências Ambientais e Psicologia. “A comunidade do Centro de Educação da UFRN motivada pelo espírito de reconhecimento à trajetória de José Xavier Cortez como cidadão, que enalteceu sua raiz potiguar e influiu, de maneira excepcional, na cultura acadêmica e nas letras do país, por meio de sua atividade como editor, vem propor, a esta Reitoria, lhe seja outorgado o título de Doutor Honoris Causa, in memoriam”, afirma a proposta de honraria.

Jacques Theisen, conhecido como Padre Tiago Theisen, nasceu em Namur (Bélgica). Em 1968, veio para Natal, a convite do, então bispo, Dom Nivaldo Monte. Das obras sociais e educacionais que têm destaque na atuação está a implantação do Jardim de Infância Pinóquio do Padre Tiago, que fomentou a criação do Projeto Casulo, depois capitaneado pela Legião Brasileira de Assistência (LBA) e estendido para 17 estados brasileiros. “Na UFRN, suas obras foram objeto de estudo para conclusão de graduação, mestrado e doutorado. Fez importante parceria com os departamentos de saúde (medicina, odontologia, enfermagem e farmácia) para implantação de onze ambulatórios médicos, seis gabinetes odontológicos e um laboratório de análises clínicas; sendo, também, espaços de estágio e práticas acadêmicas para estudantes das diversas áreas da saúde”, cita a proposta do título.

Títulos

Atualmente, a UFRN concede três tipos de títulos honoríficos, que são o de professor emérito, a docentes da Universidade pela atuação na área de ensino, pesquisa ou extensão; professor honoris causa, a personalidades que tenham prestado relevantes serviços à instituição, ou tenham se destacado por atividades didáticas e de pesquisa; e doutor honoris causa, a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras ou artes e aos que tenham beneficiado, de forma excepcional, a humanidade, o país, ou prestado relevantes serviços à Universidade.