UFRN atualiza metas do Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2029

A atualização das metas globais do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2029 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, 18, pelo Conselho Universitário (Consuni). A iniciativa estabelece as metas de 2025 a 2029 para o PDI, documento que define os rumos institucionais por um período de 10 anos.

Aprovado pela resolução nº 005/2020 do Consuni, o PDI 2020-2029 teve inicialmente as suas metas globais projetadas para dezembro de 2024, com previsão de atualização em 2025. Para tanto, o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, instalou em junho deste ano uma comissão de atualização das metas globais do Plano, que realizou ampla discussão com gestores e disponibilizou a proposta para consulta pública, por meio de formulário on-line.

As sugestões da comunidade foram consolidadas em um único documento, onde estão definidas as metas globais para o período 2025-2029. De acordo com a presidente da comissão de atualização e ex-reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, o diagnóstico situacional apontou que a vigência de 10 anos do PDI permite a manutenção da visão de longo prazo para a missão, os objetivos e as políticas, mas eventos e outras modificações de contexto podem exigir mudanças quantitativas ou qualitativas nas metas.

Por esse motivo, a comissão atualizou as metas e estratégias, de acordo com o que foi alcançado nos últimos cinco anos e diante de outros cenários para os próximos anos. Entre as metas globais, estão a elevação da taxa de sucesso dos cursos de graduação de 47% em 2023 para 62% em 2029, além da ampliação do número de pesquisadores de excelência de 11,57% em 2024 para 15% em 2029.

O reitor Daniel Diniz agradeceu à Comissão pelo cuidado de avaliar com critério as metas estabelecidas para os primeiros anos e como elas poderiam ser ajustadas. “Esse trabalho é de extrema responsabilidade, pois o PDI é um documento institucional que define os rumos da universidade por um longo período”, afirmou o gestor, que destacou a qualidade do material elaborado.

Após a aprovação no Consuni, as metas serão cadastradas no Sistema de Indicadores Estratégicos de Desenvolvimento Institucional (Siedi), onde serão acompanhadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e disponibilizadas para consulta interna, aos órgãos de avaliação e de controle social.

PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRN contém informações sobre a UFRN relativas à missão; princípios e objetivos institucionais; organização administrativa; sustentabilidade orçamentária e financeira; análise situacional; responsabilidade social; corpo docente, técnico e discente; projeto pedagógico; política de ensino de graduação, pós-graduação e educação básica, profissional técnica de ensino médio; política de pesquisa, extensão e inovação; política de gestão; metas globais; além de acompanhamento e avaliação.