UFRN: Conceito máximo de cursos de Geografia é destaque em reunião do Consepe

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, abriu a reunião ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), nesta terça-feira, 01, destacando o resultado da avaliação in loco realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). O curso de Bacharelado em Geografia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e o curso de Licenciatura em Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) receberam conceito 5 (nota máxima).

Para o MEC, os cursos com conceito 5 são de excelência, devendo ser vistos como referência pelos demais. Em nome dos diretores Diego Salomão (Ceres) e Josenildo Soares Bezerra (CCHLA), o gestor parabenizou todos os envolvidos na condução dos cursos destacados. “A gente fica muito feliz com esse resultado, que é reflexo do grande esforço e compromisso coletivos em prol da melhoria da qualidade da graduação na nossa universidade”, comemorou Daniel.

Ainda no momento inicial da reunião, o reitor falou sobre a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que traz cortes no orçamento destinado às universidades federais em 2025. “Sabemos que o Consepe não é o local competente para tratar de orçamento, mas as questões orçamentárias têm reflexo nas questões acadêmicas. Fizemos esforços para que o novo orçamento das universidades fosse pelo menos corrigido pela inflação. Essa suplementação não veio e, no relatório final, ainda houve o corte. Agora estamos esperando a sanção presidencial e os dados concretos para tratar com o Ministério da Educação sobre uma possível recomposição do que foi cortado no Congresso e voltarmos a ter pelo menos o orçamento do ano passado”, ponderou o reitor.

A condução da reunião do Consepe foi compartilhada com o vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda. No encontro, os conselheiros aprovaram a atualização do Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), e a atualização do Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente, vinculado ao Centro de Tecnologia (CT).