UFRN conquista três destaques no Prêmio Capes de Tese de 2024

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conquistou três destaques nacionais no Prêmio Capes de Tese de 2024. No resultado preliminar divulgado, nesta terça-feira, 27, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em todo país, as pesquisas da UFRN que foram homenageadas são das áreas de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Estudos da Mídia e Filosofia.

Entre os trabalhos destacados está o de autoria de Diego da Fonseca Soares, sob a orientação da professora Josicleida Dominiciano Galvincio, com a tese Model to Determine Greenhouse Gas Emissions of the Urban Railway System in the Northeast of Brazil, do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema).

Além da tese Comunicação popular e insurgente da Boa Esperança: entre território, memória e histórias de vida em “Lagoas do norte para quem?”, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM), de autoria de Sarah Fontenelle Santos, sob a orientação da docente Maria Ângela Pavan.

E a tese Revisitando o teste de Turing: análises e consequências, do Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), do autor Victor Pereira Gomes, sob a orientação do professor Samir Bezerra Gorsky.

O pró-reitor de Pós-Graduação (PPG), Rubens Maribondo, lembrou que nas últimas edições do Prêmio Capes de Tese de 2024 a UFRN vem sendo destacada pelos trabalhos produzidos. “Isso vem acontecendo pela dedicação do corpo docente e dos coordenadores e, principalmente, pelo empenho e comprometimento do corpo discente, mostrando que estamos em todas as áreas do conhecimento desenvolvendo teses de qualidade, com relevância científica e impacto social”, para o gestor a premiação é uma comprovação da qualidade de formação de recursos humanos na UFRN.