O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN aprovou ontem, 29, a criação de três novos cursos de doutorado, nas áreas de Engenharia Civil e Ambiental, Inovação em Tecnologias Educacionais e Biologia Parasitária. As propostas seguem para aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A proposta do doutorado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPCivAM), vinculado ao Centro de Tecnologia (CT), apresenta o objetivo de formar doutores aptos a atuar na área de pesquisa aplicada em diversos setores da sociedade. As áreas de concentração são distintas para Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, com as linhas voltadas à Geotecnia; Geotecnologias e Ambientes Costeiros; Materiais e Componentes de Construção; Impactos Ambientais; Recursos Hídricos e Saneamento.
Já o doutorado profissional do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) será vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD-UFRN). A proposta do curso está na modalidade presencial e é inserida na área interdisciplinar. Com a oferta de 10 vagas, o curso proposto seguirá a mesma área de concentração e linhas de pesquisa já desenvolvidas no PPgITE, que são Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais e Práticas Educativas com Tecnologias Digitais.
O doutorado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária (PPGBP), vinculado ao Centro de Biociências (CB), está previsto para ser realizado de forma presencial, com oferta anual de 12 vagas. O curso tem o intuito de formar “recursos humanos qualificados capazes de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa básica, aplicada e inovação na área biológica e da saúde, numa perspectiva interdisciplinar, considerando os contextos epidemiológicos, sociais e ambientais com foco principal na região Nordeste”.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, parabenizou as coordenações dos programas e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) pela apresentação dos novos doutorados, cuja criação é resultado de um processo de planejamento e evolução para a UFRN.