UFRN divulga edital para contratação de professores visitantes

Estão abertas as inscrições para professor visitante na UFRN. As informações da seleção estão disponíveis no Edital nº 052 da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, que informa que há vagas para professores brasileiros e estrangeiros. As inscrições ocorrem pelo SIGRH, em que os candidatos poderão anexar os documentos para concorrer à seleção entre 22 de julho e 6 de setembro.

O certame exige que os candidatos coloquem seus documentos de identificação, incluindo CPF, currículo, documentos comprobatórios de currículo e plano de trabalho. São 54 vagas abertas. Os salários podem chegar a R$ 23,3 mil para nível Sênior e a R$ 19 mil para nível Júnior.

Quanto aos requisitos em relação aos níveis, o edital informa que professores-visitantes de nível Sênior devem ter título de doutor há pelo menos sete anos, no mínimo, com produção científica relevante, além de estarem como bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (ou ter um perfil equivalente). Já os profissionais de nível Júnior precisam ter três anos, no mínimo, como portadores de título de doutorado, com atuação em produções científicas relevantes da sua área. 

Ainda, o programa de pós-graduação escolhido pelo candidato fica responsável por montar uma comissão específica, que vai verificar a formação de cada inscrito e a relação com a área de pesquisa pretendida. Assim, acontecem as fases de inscrições deferidas; sorteio das cotas; análise curricular; e divulgação dos resultados. A previsão para a publicação dos resultados no Diário Oficial da União (DOU) é o dia 5 de fevereiro de 2025.

Ao serem aprovados, os docentes visitantes vão auxiliar os programas de pós-graduação, com doutorado e mestrado, além da contribuição em pesquisas e programas de capacitação docente, em todos os campi da Universidade. Os professores que serão contratados ajudarão em programas stricto sensu das áreas de Ciências da Vida (Biológicas, Saúde e Agrárias); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ciências Exatas e Tecnológicas. A lista completa está no edital