Firmando parceria no âmbito acadêmico, cultural e científico, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Marinha do Brasil, por meio do 3º Distrito Naval, assinaram acordo de cooperação técnica, na quinta-feira, 4, na Sala dos Colegiados Superiores, localizada na Reitoria. Na ocasião, o reitor José Daniel Diniz Melo recebeu o comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Alexander Reis Leite, quando foram destacados os interesses convergentes das instituições em prol do desenvolvimento socioeconômico do país.
O reitor Daniel Diniz apresentou a Universidade, citando ações desenvolvidas em parceria com a Marinha, como as pesquisas científicas no Arquipélago de São Pedro e São Paulo e projetos de extensão em Fernando de Noronha, na área da saúde. Nesse sentido, o docente colocou a UFRN à disposição para avançar nos conhecimentos relativos aos recursos do mar, unindo as potencialidades das instituições.
Na mesma perspectiva, o vice-almirante Alexander Reis Leite ressaltou a importância da cooperação para a disseminação da Cultura Oceânica e da Economia do Mar. O comandante do 3º Distrito Naval salientou, ainda, a relevância da parceria entre instituições de credibilidade, como a Marinha e a UFRN, visto que poderão desenvolver trabalho de amplitude social em benefício do país.
Cultura Oceânica e Economia do Mar
A temática da Cultura Oceânica é relativa aos conhecimentos sobre a importância do mar para a sociedade brasileira, com base no conceito da Amazônia Azul, que foi criado pela Marinha do Brasil para dar visibilidade aos direitos da nação brasileira nos aspectos estratégicos e econômicos, entre outros. Já a Economia do Mar diz respeito ao oceano como fonte, meio ou objetivo de negócio para o desenvolvimento do país.