O vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Henio Ferreira de Miranda, recebeu, nesta quarta-feira, 24, representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que promove em Natal a etapa regional das Paralimpíadas Escolares. Na oportunidade, o grupo discutiu a ampliação de parcerias com a UFRN, onde já existe um Centro de Referência para a descoberta de novos talentos paralímpicos.
De acordo com o diretor de desenvolvimento esportivo do CPB, Ramon Pereira, o trabalho conjunto proporciona a oportunidade de o universitário vivenciar o esporte da pessoa com deficiência, além de o Comitê usufruir da estrutura da Universidade para o atendimento esportivo com qualidade. Atualmente, o Centro de Referência da UFRN oferece as condições ideais para a prática de halterofilismo, atletismo e judô. “A universidade é uma base importante para formar atletas de alto rendimento”, afirmou.
O interesse em manter e ampliar parcerias foi assegurado por Henio Miranda, que ressaltou a importância dessas ações para a instituição. “A universidade pode oferecer estrutura e recursos humanos de diversas áreas do conhecimento, em contrapartida, conseguimos a prática que aproxima nossos estudantes da realidade profissional”, explicou.
A UFRN sedia as competições de atletismo das Paralimpíadas Escolares, iniciadas nesta quarta-feira, 24, e que seguem até sexta-feira, 26. O evento em Natal, que inclui natação e bocha, irá classificar os três melhores em cada modalidade para a etapa nacional, realizada de 22 a 26 de novembro, em São Paulo.
Também participaram da reunião o vice-presidente do CPB, Yohansson Ferreira; o supervisor do projeto Centro de Referência do CPB, Filipe Barboza; o coordenador do Centro de Referência pelo CPB, Tibério Maribondo; o médico do CPB, Roberto Vital, e o chefe do Departamento de Educação Física da UFRN, Paulo Moreira Silva Dantas.