UFRN e Iphan discutem restauro da antiga Faculdade de Direito

Na tarde da quinta-feira, 12, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, reuniu-se com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no RN (Iphan), Jorge Cláudio Machado da Silva. O encontro teve como pauta a restauração do prédio do Grupo Escolar Augusto Severo, antiga Faculdade de Direito, localizada no bairro da Ribeira.

Como o prédio da antiga Faculdade de Direito é tombado pelo Iphan, o reitor Daniel Diniz solicitou reunião com o Instituto para discutir o financiamento para o restauro do imóvel. O professor ressaltou o caráter histórico do imóvel, bem como a preocupação com a estrutura do local.

Na mesma perspectiva, o superintendente do Iphan, Cláudio Machado, considerou que a restauração é uma prioridade devido ao caráter de preservação histórica do patrimônio. O gestor apontou algumas possibilidades para apresentação do projeto pela universidade.

Preservação

Inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, os recursos já recebidos para o restauro foram destinados à elaboração dos projetos, os quais já foram concluídos e aprovados pelo Iphan. Dessa forma, a UFRN continua mantendo o serviço de vigilância no local, enquanto aguarda encaminhamentos do Iphan para executar a obra de restauração.