A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério da Saúde (MS) assinaram, na quarta-feira, 4, no Instituto de Medicina Tropical (IMT), o termo de compromisso para execução de projeto de consolidação da unidade. A cooperação assegura apoio ao custeio do IMT durante três anos, a fim de executar metas propostas, investir na formação de pessoal e realizar estudos que possam criar soluções aos problemas crônicos de saúde no Rio Grande do Norte, bem como fortalecer as atividades de vigilância em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O termo de compromisso foi assinado pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, além do secretário-executivo do MS, Swedenberger do Nascimento Barbosa, e da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS, Ethel Leonor Noia Maciel. Na oportunidade, Daniel Diniz ressaltou a importância da parceria estabelecida e destacou o potencial do IMT para o desenvolvimento de outras atividades com apoio do Ministério. Os representantes do executivo federal se colocaram abertos a novos diálogos, de modo que o Instituto possa absorver outras ações estratégicas.
O grupo ainda visitou as instalações do IMT, onde a diretora da unidade, Selma Jerônimo, explicou os detalhes do trabalho realizado em cada espaço. De acordo com a gestora, a UFRN atende uma média anual de 12 mil pessoas no IMT, enquanto o Estado, por meio de cooperação, realiza cerca de 18 mil atendimentos anuais no mesmo local. A visita também foi acompanhada pelo superintendente estadual do Ministério da Saúde no RN, Jalmir Simões, e pela vice-diretora do IMT, Eliana Tomaz.