A ONG Engenheiros Sem Fronteiras (ESF), projeto de extensão vinculado ao Centro de Tecnologia da UFRN (CT/UFRN), abriu processo seletivo para compor as diretorias. As atividades na ESF são exercidas de forma voluntária. Podem participar alunos de qualquer curso de graduação de instituições públicas ou privadas, além de técnicos e profissionais formados que se identifiquem com a proposta de trabalho da organização.
As vagas disponíveis contemplam as seis diretorias da ESF: Comunicação, Desenvolvimento e Qualidade, Finanças, Diretoria Geral, Gestão de Pessoas e Projetos. A ONG atua em quatro eixos principais: gestão e empreendedorismo, infraestrutura e assistência básica, sustentabilidade, e educação. Além disso, atualmente, gerencia os projetos Robótica Física; Saneamento Fértil; Lean Education, Floema; e Biodigestor.
O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira, por meio das inscrições que seguem até o dia 12 de outubro, consiste no preenchimento de um formulário. Após a inscrição, os candidatos receberão, por e-mail, um questionário referente à primeira fase do processo. Nessa etapa, será solicitado o fornecimento de informações sobre habilidades e experiências. Também será necessário resolver um case específico relacionado à diretoria pela qual optaram.
Para informações adicionais, acesse o edital completo ou visite a página do Instagram da ESF Natal.
Sobre a ONG
A ESF tem como missão impulsionar a engenharia popular, por meio de uma rede que apoia lideranças e núcleos locais, promovendo a democratização de impactos e transformações sociais. Além de incentivar um desenvolvimento social, a ESF atua na formação de líderes e profissionais comprometidos com a construção de um futuro sustentável. Fundada em 2010, a ONG já impactou mais de 110 mil pessoas no Brasil.
Em Natal, o núcleo foi fundado em 2013 por estudantes de Engenharia Civil da UFRN. Atualmente, conta com uma equipe multidisciplinar de voluntários que gerenciam as cinco diretorias. Desde a implementação, o Núcleo Natal atuou em 11 municípios do Rio Grande do Norte: Lajes, Lajes Pintadas, Jandaíra, Ceará-Mirim, Nísia Floresta, Lagoa Nova, Pureza, Currais Novos, Boa Saúde e Natal.