UFRN festeja 50 anos do curso de Enfermagem

A solenidade comemorativa aos 50 anos do curso Enfermagem foi realizada na noite dessa terça-feira, 19 de dezembro, no Auditório Otto de Brito Guerra. “Por isso, diante de novos desafios e realidades, a graduação em Enfermagem precisa estar em constante progresso, buscando a excelência acadêmica para uma formação cada vez mais qualificada” afirmou o reitor em exercício, Henio Ferreira de Miranda, parabenizando pela história de sucesso do curso.

A chefe do Departamento de Enfermagem, Erika Simone Galvão Pinto, descreveu a comemoração como um momento de emoção e alegria, por receber pessoas que fazem parte da história do curso, o qual representa a luta coletiva para uma formação centrada em evidências científicas, com qualidade, ética e responsabilidade.

Já a coordenadora do curso, Gabriela de Sousa Martins Melo de Araújo, registrou que há 50 anos uma relevante missão foi concretizada, para a criação e evolução do Departamento de Enfermagem na UFRN e, também, da profissão no estado, que é a “espinha dorsal” do Sistema Público de Saúde (SUS).

Os diretores do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Antônio de Lisboa Lopes Costa e Breno de Araújo Cabral, salientaram a importância da data para o Centro, bem como o protagonismo do curso na UFRN e no SUS, ao oferecer formação de qualidade técnica e humanista.

“Nessa perspectiva, quero reforçar o apoio institucional ao curso de Enfermagem da UFRN como um todo, do ensino técnico à pós-graduação. Que possamos ter sempre novos motivos para comemorar e muitas outras décadas entregando à sociedade profissionais formados em uma das melhores universidades do país”, disse o reitor em exercício, Henio Miranda, à comunidade da Enfermagem.

A cerimônia contou ainda com a veiculação de um vídeo sobre a história do curso, bem como com momentos de homenagens.