A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inaugurou na última sexta-feira, 26, o Laboratório do Centro de Excelência Lenovo em Redes Avançadas (Lance). O reitor José Daniel Diniz Melo participou da solenidade e destacou que, por meio das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, a Universidade contribui com avanços científicos e tecnológicos e, assim, fortalece o desenvolvimento socioeconômico do nosso país.
Localizado no Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI) do Instituto Metrópole Digital (IMD-UFRN), o centro de excelência em tecnologias avançadas terá como foco as pesquisas de ponta em áreas como redes móveis (5G/6G), inteligência artificial, internet tátil e aplicações imersivas e de realidade aumentada. A iniciativa é fruto de investimento da Lenovo Tecnologia (Brasil) e conta com uma estrutura de 330m², laboratórios equipados com tecnologia de última geração, e uma equipe de mais de 50 profissionais altamente qualificados.
Nesse sentido, o reitor Daniel Diniz considerou que o espaço significa uma oportunidade de interagir com várias instituições de tecnologia, dando suporte a projetos realizados com parceiros dos setores público e privado. “Também haverá apoio a pesquisas desenvolvidas na UFRN, onde a inovação é um dos pilares do nosso atual Plano de Gestão. Essa diretriz recebe esforço institucional para novos avanços, e o Lance prestará contribuições excelentes nesse sentido”, afirmou.
O diretor do (IMD-UFRN), José Ivonildo do Rêgo, lembrou do esforço conjunto dos setores da UFRN para a construção do espaço, que conta com infraestrutura de alta tecnologia. Nessa mesma perspectiva, o diretor do Lance, Augusto José Venâncio Neto, considerou que a inauguração é um marco que coloca a UFRN no radar mundial do desenvolvimento tecnológico.
O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Lenovo, Hildebrando Neto, e o gerente de Programas da Lenovo, Daniel Rezende, falaram sobre a parceria da UFRN, ressaltando a colaboração que se deu de forma intensa com pessoas qualificadas.
A presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Thaís Batista, também participou do evento e avaliou o Lance como um farol de inovação para o estado e para o país, a fim de promover educação inovadora, o que é essencial para o crescimento do país.