O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), inaugurou, na sexta-feira, 22, o Hospital Dia, com 12 leitos para assistência intermediária. Na mesma ocasião, ocorreu a cerimônia de posse da superintendente do Huol, Eliane Pereira da Silva. Os momentos contaram com a presença do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro.
O Hospital Dia será destinado a pessoas que necessitem de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos que não exigem internação, com limite de 12 horas de ocupação. O espaço ajudará a desafogar os leitos de internação, geralmente ocupados por pacientes que realizam pulsoterapia para tratamento de patologias como artrite reumatoide, esclerose múltipla, entre outras.
O reitor da UFRN ressaltou a importância do novo espaço para a melhoria do ensino e da assistência à saúde, assim como reforçou que novos progressos serão conquistados a partir das parcerias com a Ebserh e as secretarias de saúde. Daniel Diniz destacou, ainda, a relevância da posse de Eliane Pereira como primeira mulher superintendente em 114 anos de história do hospital. “Tenho absoluta certeza de que fizemos a escolha certa, desejo sucesso e continuarei presente no hospital. Tomaremos decisões juntos e iremos avançar cada vez mais”, afirmou.
Do mesmo modo, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, chamou atenção para a necessária integração entre as instituições, voltada a uma assistência à saúde de qualidade e aliada ao ensino, à pesquisa e à extensão. Eliane Pereira acrescentou que sua gestão inclui o objetivo de criar um ambiente de trabalho saudável e leve, com foco em ouvir o paciente e observar os processos, de modo a proporcionar possíveis melhorias nos atendimentos. “Queremos deixar o legado da qualidade e da humanização, entendendo o nosso papel diante dos alunos, dos pacientes e de toda a rede”, disse.
Visita ao Huol
A manhã de visita do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, juntamente com o reitor da UFRN, Daniel Diniz, teve início com a cerimônia de abertura do evento de comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente da Rede Ebserh, celebrado em 17 de setembro. O evento foi idealizado para discutir temas que abordem o engajamento de pacientes, acompanhantes, gestores e profissionais da saúde.
A solenidade contou com a participação da secretária estadual de Saúde, Lyane Ramalho, a qual enfatizou a importância de se elevar a voz dos pacientes, por meio do tema escolhido em 2023 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aborda “O engajamento dos pacientes para a segurança do paciente”. Após a solenidade de abertura, a programação teve início com a palestra “A importância do engajamento dos usuários do SUS no cuidado nos hospitais da Ebserh”, ministrada pela diretora de atenção à saúde da rede Ebserh, Lumena Furtado.
A agenda de Arthur Chioro no Huol incluiu visitas às áreas da unidade, entre elas o espaço onde serão instalados novos leitos de UTI adulto e infantil, além do Centro de Material Esterilizado, hemodiálise e salas cirúrgicas. Os eventos também foram acompanhados pelo vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda, por gestores atuais e anteriores, servidores e alunos.