UFRN inaugura Laboratório de Proteção e Qualidade de Energia

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inaugurou, na sexta-feira, 2, o Laboratório de Proteção e Qualidade de Energia (LPQE), vinculado ao Departamento de Engenharia Elétrica (DEE). O equipamento é considerado um dos mais avançados do Brasil para o ensino e a pesquisa nas áreas de automação e proteção de sistemas elétricos, além de contribuir para o desenvolvimento de trabalhos técnico-científicos voltados à geração de energias renováveis.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, que expressou a importância do laboratório para a sociedade em geral. Isso porque o espaço contribui para a capacitação profissional, assim como impulsiona pesquisas inovadoras, com o potencial de novas soluções tecnológicas.

Daniel Diniz ainda destacou as contribuições para a produção de energia eólica e solar no Estado, como forma de impulsionar a economia local e incentivar o crescimento da produção de energia limpa. “Esse laboratório vem fortalecer claramente as dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da qualidade acadêmica. Parabéns por essa conquista e muito sucesso nas atividades”, finalizou.

O LPQE é composto por uma área de 49m² e está localizado no Núcleo de Tecnologia do Centro de Tecnologia (CT). Entre os seus principais equipamentos, estão um simulador digital em tempo real, uma caixa de teste de relés e dois switches de comunicação usados em subestação de energia elétrica. De acordo com o coordenador do laboratório, Marcos Dias, a estrutura sempre foi um sonho do Departamento de Engenharia Elétrica, para atender às demandas da graduação e da pós-graduação.

O equipamento “possui o que existe de mais moderno na área”, comemora o professor, que ressalta a importância do espaço para a realização de experimentos e aulas práticas em um ambiente seguro. A cerimônia foi seguida pelo descerramento da placa e por uma visita às instalações físicas, onde foi realizada uma simulação para os presentes.

O momento também contou com a participação da diretora do Centro de Tecnologia da UFRN (CT), Carla Maitelli; do chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRN, Victor Ferraz; da senadora Zenaide Maia; além de gestores, servidores técnicos, docentes e estudantes da UFRN.