UFRN inaugura novas instalações de biblioteca da Escola Agrícola de Jundiaí

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inaugurou, nesta segunda-feira, 13, a nova estrutura física da Biblioteca Setorial Professor Rodolfo Helinski, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), em Macaíba. A ampliação atende à crescente demanda dos usuários, em consequência da expansão da EAJ nos últimos anos. Com área construída de 824 metros quadrados, o equipamento dispõe de espaços como hall de atendimento; quatro salas de estudos em grupo; uma sala de estudo individual, com 12 lugares; dois laboratórios de informática; uma sala multimeios; um salão com acervo de livros; oito banheiros e um espaço de convivência.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, ressaltou a importância social da biblioteca, que possui acervo com mais de 36 mil livros. O ambiente beneficia especialmente o município de Macaíba, cujos estudantes podem utilizar o local para pesquisa e estudo. “O acesso a este acervo permite a transformação de vidas por meio da educação, o que nos faz reconhecer, também, a existência de mais um instrumento que colabora para o cumprimento da missão institucional da UFRN. A partir da nova estrutura, os usuários poderão desfrutar de uma biblioteca mais moderna e mais ampla ”, destacou o reitor.

Na ocasião, ainda houve homenagens ao professor Rodolfo Helinski, que foi diretor da EAJ, de 1972 a 1982, e dá nome à biblioteca. O diretor da unidade, Ivan Max Lacerda, saudou os familiares do professor presentes na cerimônia, assim como destacou que a nova estrutura inaugurada é resultado de um trabalho coletivo, inclusive com participação da antiga gestão da EAJ. A cerimônia contou com a presença do atual vice-diretor da EAJ, Márcio Dias, além da antiga direção, formada por Júlio César de Andrade e Gerbson Azevedo.

A cerimônia também foi acompanhada por servidores, estudantes, pró-reitores, diretores de centros e outros gestores da UFRN.