UFRN inaugura primeira usina fotovoltaica

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 6 de maio, a primeira usina fotovoltaica de energia de geração distribuída, no Campus Central. O equipamento trará benefícios acadêmicos, visto que servirá de laboratório para os estudantes; orçamentários, com a redução da despesa na conta de luz; e ambientais, já que a instalação tem como foco a produção de energia limpa e renovável.

Com potência nominal de 50 kWp, composta por 125 módulos fotovoltaicos de 400W e um inversor de 60kW, a usina irá gerar 94.394 kWh/ano, o que equivale à energia consumida por aproximadamente 40 residências por ano, representando uma economia estimada, no primeiro ano, de R$25.334,67.

Para o reitor Daniel Diniz, a estrutura representa um marco para UFRN, por ser a primeira usina fotovoltaica da instituição e pela expertise conquistada pelo corpo técnico da Universidade, que agora tem capacidade para implantar novas usinas. Dessa forma, a instalação de outras estruturas pelos campi depende agora, somente, de disponibilidade orçamentária.

O superintendente de Infraestrutura (Infra), Luiz Pedro de Araújo, destacou que este é o oitavo equipamento entregue nesta semana, ao lembrar das inaugurações do Auditório e do Complexo de Pós-Graduação do Centro de Tecnologia (PGTEC); do Auditório e do Complexo de Pós-Graduação do Centro de Tecnologia (PGTEC); do Laboratório Integrado de Sistemas Complexos (LISC) do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET); das salas e da residência da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ); e do Laboratório de Pós-Graduação do Centro de Biociências (CB).

A primeira usina fotovoltaica da UFRN foi instalada no Centro de Educação (CE). Nesse sentido, o diretor da unidade acadêmica, Jefferson Fernandes Alves, ressaltou o esforço da gestão da universidade para a finalização de uma obra que marca o início da autonomia energética da UFRN, mesmo diante de um contexto de redução orçamentária nas universidades públicas.