A prática de exercícios físicos é fundamental para quem deseja cuidar da saúde e obter bem-estar. Muitas pessoas, buscando esses benefícios, recorrem às academias ao ar livre (AAL), cada vez mais comuns na paisagem da cidade. O problema é que esses equipamentos nem sempre são adaptados para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência física. Pensando nesse grupo de usuários, o Departamento de Educação Física (DEF) do Centro de Ciências da Saúde (CCS/IFRN) instalou para uso público uma AAL com equipamentos adaptados para cadeirantes.
Instalada no Campus Central da UFRN, junto à pista de atletismo, a academia possui equipamentos especialmente projetados para permitir que a cadeira de rodas se encaixe e o cadeirante possa fazer o exercício usando o peso do próprio corpo. Conforme explica Paulo Moreira Dantas, professor do DEF, essa iniciativa faz parte de um conjunto amplo de ações que integram o projeto Núcleo de Esporte para Pessoas com Deficiência.
O professor explica que o atendimento às pessoas com deficiência ou baixa mobilidade, trabalhado nesse projeto, é um serviço antigo prestado pela universidade e que está ligado ao DEF, à Base de Pesquisa em Atividade Física (Afisa) e ao Laboratório de Avaliação. “A gente tem desde o trabalho com tecnologias assistivas, que são aquelas voltadas para pessoas com baixa mobilidade, até o trabalho com pessoas com deficiência intelectual, seus pais e parentes, passando por atendimento a pessoa que não é um paratleta até chegar efetivamente ao esporte”, conclui.