UFRN lança novo Plano de Logística Sustentável

O Conselho de Administração (Consad) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, em sessão ordinária nesta quinta-feira, 16, o Plano de Logística Sustentável da UFRN (PLS 2021-2023). A ferramenta de planejamento serve como agenda estruturante para uma atuação sócio ambientalmente correta, ao estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos institucionais e dos processos administrativos. O PLS 2021-2023 é composto por nove planos de ação, cujos objetivos são interligados pela diretriz sensibilização para a construção da consciência sustentável.

Os planos de ação são relacionados aos temas material de consumo; energia elétrica; água e esgoto; gestão integrada de resíduos; qualidade de vida no trabalho; compras e contratações sustentáveis; deslocamento de pessoal; obras públicas e sustentáveis; arborização e áreas verdes. Cada tema possui um objetivo sustentável e metas, elaborados pela Comissão Gestora do PLS, após a realização de um diagnóstico e de reuniões temáticas.

A comissão recebe apoio da equipe da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), que trabalhou em conjunto na fase de elaboração. A integrante do setor, Emmanuelle Ferreira, explica que o diagnóstico foi baseado no PLS anterior, de modo a encontrar melhorias para o novo plano. As reuniões temáticas, por sua vez, foram caracterizadas pelo perfil democrático dos debates, que contaram com participação intersetorial.