Junto à Diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, participou de audiência com o ministro da Fazenda (MF), Fernando Haddad, e com o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, na tarde desta quinta-feira, 16, em Brasília-DF. Na reunião, houve a discussão sobre a recomposição orçamentária de 2024 e planejamento da verba para 2025 das universidades federais.
A presidente da Andifes, Márcia Abrahão (UnB), explicou que o encontro com os ministros do MF e do MEC foi um desdobramento da audiência realizada em abril com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Nesse sentido, a entidade reconhece o esforço da gestão federal para a recomposição do orçamento das Ifes.
O reitor Daniel Diniz considerou a ocasião como mais um importante espaço de diálogos das universidades públicas com o governo federal, visto que foi tratado sobre o estabelecimento de um modelo de financiamento permanente para as universidades federais, bem como sobre a recomposição do orçamento próprio das universidades federais retirado em 2018 para pagamento de aposentados e pensionistas.
O encontro teve ainda a presença do reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen (UFU), e de secretários das pastas da Fazenda e da Educação, quando houve a entrega de um Oficio da Andifes aos ministros, que detalha a situação orçamentárias das instituições.