UFRN participa de encontro das Universidades de Língua Portuguesa na África

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está participando do XXXII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que acontece até 28 de junho, na Universidade de São Tomé e Príncipe, localizada no país africano de mesmo nome. Na programação desta segunda-feira, 26, o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, apresentou o tema Avaliação da qualidade institucional como ferramenta para políticas de educação superior: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

O reitor Daniel Diniz abordou sobre a relevância da avaliação permanente da qualidade institucional na perspectiva da consolidação da excelência acadêmica e de gestão, bem como para o fortalecimento do ensino superior público. Para o gestor, a importância da participação da UFRN no evento está na possibilidade de interação com outras instituições e nas oportunidades de cooperação que estimulem iniciativas de internacionalização.

Nesta edição, a temática central do AULP  é Ambiente e Economia Azul, com a discussão de diversos assuntos sobre três eixos: desafios ambientais; benefícios da economia azul; e educação, língua e desenvolvimento inclusivo.

AULP

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional que tem o objetivo de promover “cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores”. Conforme o site do evento, há mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor e Macau (RAEM), com a missão de “facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo”, bem como estimular a investigação e o intercâmbio de alunos e docentes.