A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, dos dias 8 a 11 de novembro, a Semana de Ciências Sociais, com a temática “Brasil: Distopias e Utopias”. O evento ocorre no auditório do Instituto Ágora e conta com a participação de diversos órgãos e professores da Universidade.
A Semana visa analisar, refletir e debater o Brasil recém-saído das urnas em suas utopias e distopias a partir da contribuição das Ciências Sociais. Para isso, mostra um contraste entre o país no início do século XXI e atualmente, demonstrando que, há cerca de 20 anos, estavam em discussão pautas mais progressistas para o novo século, enquanto hoje retornaram pautas consideradas ultrapassadas e superadas.
No primeiro dia do evento acontecerá uma conferência sobre o racismo estrutural no Brasil. No segundo, será feita a mesa de debate “O Brasil que sai das urnas”, além da exibição de documentários e outra mesa ao final do dia, dessa vez sobre “As ciências sociais e os desafios para o presente”.
Já no terceiro dia, a primeira atividade será uma mesa de debate que discutirá “O lugar e a contribuição do Nordeste num projeto de reinvenção do Brasil” e, depois, a exibição de documentários com a temática “A centralidade das periferias num projeto de Brasil”. Por fim, no último dia, ocorrerá a mesa de encerramento do evento, a qual abordará as eleições de 2022 e os desafios para a democracia no Brasil.
A comissão organizadora é formada por Anna Bárbara Araújo, Cesar Sanson, Gilmar Santana, todos do Departamento de Ciências Sociais (DCS), e Paulo Victor Leite Lopes, do Departamento de Antropologia (DAN). Para mais informações, acesse o perfil do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão das Ciências Sociais (Labepecs) da UFRN no Instagram (@labepecs.ufrn). Para ver a programação completa, clique aqui.